diariodostrilhos@gmail.com

Privatização das linhas 8 e 9 prevê nova estação e integração com a Linha 7

Em, ata de reunião do governo publicada no Diário Oficial do Estado, pontos como novas estações, trens e o modelo de concessão das linhas, foram abordados.

Em reunião dos membros do Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (CGPPP), foi apresentado e elaborado o esboço do modelo da concessão a iniciativa privada das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, com a definição de investimentos, melhorias e outros pontos importantes.

Um dos primeiros pontos foi que na concessão estará contemplada a operação, conservação, manutenção, modernização das instalações existentes e construção de novas estações. Isto promoverá segundo o conselho, melhorias na qualidade do serviço prestado aos passageiros diariamente.

O segundo ponto diz em questão do prazo e modelo, sendo 30 anos a concessão das duas linhas, com concorrência internacional do edital e a empresa vencedora será remunerada via “tarifa técnica contratual por passageiro transportado”, desvinculada da “tarifa pública”, assumindo o máximo de aproveitamento das receitas “não tarifárias”.

Caberá também a concessionária:

* Modernização da infraestrutura das vias;
* Modernização de 35 estações;
* Obras para inserção da nova estação João Dias (essa que já será construída pela iniciativa privada, sem relação com a concessão);
* Construção de um novo Centro de Controle Operacional (CCO);
* Construção de uma nova estação na Linha 8-Diamante, estação Ambuitá na cidade de Itapevi;
* Construção de uma integração entre as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, “unificando” as duas estações Lapa, como também promover obras de acessibilidade no local;
* Adequação do Patio de Presidente Altino para separar as atividades da concessionária e da CPTM no local;
* Compra de novos trens para a operação.


O valor total destes investimentos será no entorno de 2,6 bilhões de reais por parte da empresa vencedora da licitação de privatização.

Caberá a CPTM promover algumas ações nas duas linhas sendo:

* Conclusão da expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha com duas novas estações em um trecho de 4,5 km (Mendes-Vila Natal e varginha);
* Adequações das estações Morumbi e Santo Amaro da Linha 9;
* Ligar a estação de Carapicuíba ao Boulevard da cidade.


No próximo dia 27 de fevereiro uma audiência tornará publica a intenção de privatizar as duas linhas, com a licitação sendo iniciada até junho deste ano.

Um comentário

  1. Guillaume

    Se a filosofia da engenharia se espelha na estação de barra funda. Ser a um êxito.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: