Com o novo equipamento estas pessoas podem ter maior autonomia e segurança ao caminhar das dependências da estação.

Foto: Diário dos Trilhos

Metrô iniciou nesta quinta-feira (06) testes na estação Vergueiro de um novo equipamento tecnológico que proporciona aos deficientes visuais, maior autonomia ao caminhar pela estação do Metrô .

Com o nome de “Siga Fácil” este é um projeto piloto que está sendo testado na estação Vergueiro, mas em breve deve ser expandido para mais estações. Com o auxilio voluntário de deficientes visuais a estação da Linha 1-Azul foi mapeada em pontos estratégicos, instalando equipamentos que emitem sinais captados por um aparelho receptor, desenvolvido pelo Metrô, que se conecta ao celular do passageiro, decodificando a mensagem, que pode ser ouvida através de fone de ouvido. Esse método foi pensado para permitir que o usuário consiga também manter suas mãos livres.

Os sinais do aparelho são emitidos via infravermelho, evitando interferências externas neste sinal e pelo fato da luz ser imperceptível a olho nu, não incomoda os demais passageiros.

Após a fase de testes, a próxima estação a receber os equipamentos será a Santa Cruz, também da Linha 1-Azul. A expectativa é de até o final de 2021 todas as estações do Metrô tenham o sistema disponível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.