Com o novo equipamento estas pessoas podem ter maior autonomia e segurança ao caminhar das dependências da estação. Metrô iniciou nesta quinta-feira (06) testes na estação Vergueiro de um novo equipamento tecnológico que proporciona aos deficientes visuais, maior autonomia ao caminhar pela estação do Metrô . Com o nome de “Siga Fácil” este é um projeto piloto que está sendo […]
Com o novo equipamento estas pessoas podem ter maior autonomia e segurança ao caminhar das dependências da estação.
Foto: Diário dos Trilhos
Metrô iniciou nesta quinta-feira (06) testes na estação Vergueiro de um novo equipamento tecnológico que proporciona aos deficientes visuais, maior autonomia ao caminhar pela estação do Metrô .
Com o nome de “Siga Fácil” este é um projeto piloto que está sendo testado na estação Vergueiro, mas em breve deve ser expandido para mais estações. Com o auxilio voluntário de deficientes visuais a estação da Linha 1-Azul foi mapeada em pontos estratégicos, instalando equipamentos que emitem sinais captados por um aparelho receptor, desenvolvido pelo Metrô, que se conecta ao celular do passageiro, decodificando a mensagem, que pode ser ouvida através de fone de ouvido. Esse método foi pensado para permitir que o usuário consiga também manter suas mãos livres.
Os sinais do aparelho são emitidos via infravermelho, evitando interferências externas neste sinal e pelo fato da luz ser imperceptível a olho nu, não incomoda os demais passageiros.
Após a fase de testes, a próxima estação a receber os equipamentos será a Santa Cruz, também da Linha 1-Azul. A expectativa é de até o final de 2021 todas as estações do Metrô tenham o sistema disponível.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.