Passagens a mais do que o disponível não foi o único problema encontrado, como também venda de viagens para ônibus de dois lugares sendo enviado veículos “comuns” e atrasos nas partidas no Terminal Rodoviário do Tietê.

Ônibus modelo convencional de um andar do mesmo modelo ao qual embarcamos. Foto: Diário do Transporte

A viagem para quem optou pela empresa Piracicabana neste sábado véspera de ano novo não foi uma das melhores escolhas. O Diário dos Trilhos foi conferir a movimentação no maior terminal de ônibus rodoviários da América Latina, e fez a compra de passagens de ida e volta para a cidade de Piracicaba, pela empresa acima mencionada.

Compramos a passagem de ida saindo do Tietê em São Paulo para o horário de 9h30. Chegando com meia hora de antecedência fomos ao guichê para fazer a troca do voucher da compra online, para a passagem, mas foi dito que não era necessário, uma vez que tem o QR Code impresso. Nas plataformas logo abaixo, uma movimentação grande de pessoas para destinos variados, mas foi quando uma discussão acalorada entre 3 idosas e funcionários da Piracicabana chamou a atenção. O problema acontecia na plataforma 42 de um ônibus que iria para a cidade de Santa Bárbara do Oeste, passando por Americana. Houve o overbooking (venda de passagens além da quantidade de assentos disponíveis no veículo, no caso ônibus). Os passageiros que haviam embarcado e também comprado se recusaram a descer para que elas embarcassem, gerando mais discussões. No caso do nosso veículo que saiu da plataforma 40 o problema se repetiu. Nosso assentos era o n°29 (foto abaixo), mas ao chegar para embarcar recebi um pedido diferente:

Cartão de embarque da viagem em questão. Foto: arquivo pessoal

“Entra e veja se a poltrona 29 está ocupada, se estiver com alguém, voce não viajará neste ônibus” disse um funcionário.

Se o problema fosse apenas este, mas a compra foi feita para um ônibus de dois andares que tem mais assentos e mesmo sendo comprado pelo valor de viagem comum, o assento era executivo. A empresa enviou ônibus comum com 46 lugares e dois passageiros que compraram a viagem no leito, precisaram ser realocados em outro veículo. Outro problema foi o atraso, a partida aconteceu somente 24 minutos depois às 09h54 e neste tempo dentro do ônibus que não possui janelas que possam ser abertas, sem o ar condicionado ligado, o que causou desconforto em boa parte dos passageiros.

Veículo de dois andares o qual deveria ter sido disponibilizado na viagem. Foto: Diário do Transporte

Na volta na parte da tarde o mesmo problema de veículo diferente do que foi ofertado aconteceu, com ônibus de um andar convencional sendo enviado para atender o horário em que compramos um veículo de dois andares. Pode até aparentar implicância, mas como diz o Código de Defesa do Consumidor no artigo 6° nos incisos 3 e 4 que dizem:

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei nº 12.741, de 2012) Vigência

IV – a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

Neste caso pode configurar publicidade enganosa ou falta de informações claras sobre o que é vendido, já que no site é informado que seria um veículo de dois andares onde no ato da compra é possível selecionar o assento.

O que diz a empresa?

A Viação Piracicabana em contato telefônico com o site Diário do Transporte, “nunca havia ocorrido este problema antes e que a empresa circula com quatro ônibus de dois andares na rota São Paulo/Piracicaba. Cada veículo tem duas categorias, leito no piso inferior e executivo no segundo andar. A empresa também informou que para dar conta da demanda, a Piracicabana colocou, somente neste sábado, 15 ônibus extras no Terminal Tietê. Por fim pediu desculpas em nome da empresa pelos inconvenientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.