O grupo destruiu bilheteria, linha de bloqueios e nem a decoração de natal foi perdoada. O motivo seria a apreensão de mercadorias.

Vidraça de sala da estação que foi alvo do ataque, Foto: Reprodução Redes Sociais/Twitter

Um grupo de vendedores ambulantes depredou a estação Primavera-Interlagos da Linha 9-Esmeralda da CPTM na tarde desta sexta-feira (13). Seguranças foram atacados com pedaços de madeira, extintores e outros objetos, dentre eles, facão. Segundo informações o motivo seria uma represália pelas apreensões recentes de mercadorias no local. Essa estação a pelo menos 3 anos é o local de “abastecimento” dos vendedores que saem vendendo pela linha, como disse uma testemunha que presenciou a destruição causada pelos vândalos.

O tumulto seguido de quebra-quebra assustou os passageiros e várias imagens foram divulgadas nas redes sociais. A bilheteria, bloqueios, extintores e a decoração de natal da estação fora alvos da fúria dos marginais. Em um vídeo publicado pode ser visto quando a bilheteria é depredada e uma passageira que comprava bilhete quase foi atingida.

Crédito: Reprodução Redes Sociais

Já no outro vídeo, é possível ver o começo do vandalismo e um homem armado com um facão tentando ferir os vigilantes:

Imagens do momento em que parte da estação era destruída. Crédito: Reprodução Redes Sociais

“O cumprimento do dever dos vigilantes que avistaram o comércio ilegal na plataforma, é o que ocasionou essa triste imagem que vemos, pois é dever dos que trabalham e que atuam, garantir a segurança e a integridade dos cidadãos e dos passageiros.” disse o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em link ao vivo no programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes.

A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar o grupo de ambulantes já havia fugido. Este é mais um episódio em um ano de violentos confrontos entre ambulantes e seguranças que já resultou em agressões e morte de um vigilante.

Já a CPTM por meio de nota comunicou:

“Na tarde desta sexta-feira (13) equipe de vigilantes da CPTM visualizou um grupo de ambulantes na plataforma da Estação Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda, em prática de comércio irregular. Com a chegada dos vigilantes, um dos ambulantes foi abordado e teve sua mercadoria apreendida, o restante do grupo conseguiu fugir. No momento em que os vigilantes acompanhavam o homem para fora da Estação, um grupo de 20 ambulantes que se encontravam na parte externa do local, vandalizou a estação e entrou em confronto com os vigilantes. A Polícia Militar foi acionada e a ocorrência está sendo registrada no 101⁰ DP. E que também nesta semana celebraram um convênio com a PM para colocar 445 policiais militares para realizar um reforço na segurança dos trens e estações, com um projeto-piloto em parceria com o Sebrae que capacitou 44 vendedores ambulantes para que saiam da informalidade.”

5 comentários »

  1. Tem que colocar esses Merdas para correr, se é tão honesto assim porque não procura emprego? CPTM tem que empenhar duramente contra eles, trem e metrô não é lugar deles vender nada, transforma a condução num inferno, ficar de olho nas pessoas que apoia eles,quando tiver algo ilícitos seja lá qual for fazer os apoiadores pagar é responder os danos, CPTM em uma empresa para servir passageiros e trabalhadores não para camelôs…essa é minha opinião.

    Curtir

  2. Nossa Adriana está com muita pena e dó desses vândalos, que depredaram um patrimônio público e o dinheiro utilizado para reparar os danos será o mesmo dos impostos que pagamos. Espero que o dia que a dita cuja for assalta, tiver a casa invadida, antes mesmo de reclamar da polícia ou quem quer seja, tenha o cuidado de ouvir o outro lado da história.

    Curtir

  3. muitos guardas pegam e depois agridem o ambulante seja numa salinha especial na estaçÂo ou quando o ambulante esta sozinho.
    os ambulante nem todos merecem isso,direitos iguais vale pra todos bom pessoal quando usado, essa briga não vem de agr e o unico jeito de resolver isso seria a normalizaçãoe a autorização da cptm ou mesmo com servico regularizado por meio de orgaos responsaveis pela linha ferroviaria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.