O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a renovação da empresa de transporte de carga por ferrovia RUMO, e isto ajuda a discussões do projeto do Trem Intercidades que também engloba a concessão da Linha 7-Rubi.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) vai começar a definir o modelo financeiro da concessão do Trem Intercidades (TIC) e da Linha 7-Rubi a iniciativa privada. Com a aprovação da concessão da malha ferroviária do Estado de São Paulo a RUMO, não existem mais empecilhos que possam impedir o avanço do projeto.

O Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas prometeu a gestão de João Dória que entre as condições para renovar a concessão para a empresa do uso dos trilhos paulistas, será a liberação de uma faixa de domínio de via para o governo estadual entre as cidades de Americana e São Paulo. Com isto, fica viável a elaboração do projeto do Trem Intercidades, com definição de vias, locais para uso e etc.

Desta forma o cronograma estadual para assinatura do contrato de concessão para a iniciativa privada da nova via de trens entre as cidade e da Linha 7-Rubi continua mantido para o ano de 2021. Já o edital será lançado ainda em 2020 e os dois serviços tem que ser concedidos juntos, pois compartilham parte do traçado e das vias.

O Trem Intercidades tem como projeto o primeiro trecho entre São Paulo (possivelmente estação Palmeiras-Barra Funda) e a cidade de Campinas, com a possibilidade de extensão até o Aeroporto de Viracopos. Também tem o projeto de estender a Linha 7 até Campinas, com paradas em Louveira, Valinhos, Vinhedo e Jundiaí, além das estações já existentes na extensão (Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru).

O TIC tem estimativa de viagens rápidas com velocidades acima de 120 km/h ligando Campinas ao centro de São Paulo em cerca de uma hora. Os trens vão contar com Wi-fi, serviço de bordo, assentos individuais e confortáveis, além de outros diferenciais.

Com informações do Jornal Correio Popular e site Via Trólebus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.