SuperVia retira 40 trens de operação devido defeito de fabrica

Um problema mecânico em peças que já vem desde a fabricação, não foram corrigidos no recall realizado pela empresa chinesa CRRC e por risco de acidentes, 40 trens deixam de circular.

Nesta segunda-feira o deslocamento do carioca será complicado. A empresa chinesa CRRC que fabricou um lote de 40 trens que operam nas linhas da SuperVia no Rio de Janeiro, não conseguiu resolver um problema na caixa de tração, que coloca em risco a operação destes trens.

As quarenta unidades fazem parte de um lote adquirido pela empresa privada que administra a operação das linhas no Rio, entre os anos de 2014 e 2016. Em setembro de 2016 foram encontrados problemas no projeto da caixa de tração (responsável por transmitir energia do motor para os eixos e rodas) e a companhia comunicou a empresa da China que iniciou um recall para troca das peças com problemas. Entretanto, uma nova vistoria em junho deste ano encontrou novos problemas no mesmo equipamento e por não conseguir resolver estes problemas a CRRC recomendou a suspensão da operação das composições até que seja encontrada uma solução efetiva para os problemas.

Em razão disto, a frota ficará bem reduzia e alterações circulação vão começar logo nesta segunda (18/11). Confira as alterações:

  • ramal Santa Cruz e Japeri vão operar com maiores intervalos;
  • o trecho entre as estações Gramacho e Saracuruna vão operar com maiores intervalos;
  • ramal Deodoro vai operar com trens menores que possuem apenas 4 carros.

A SuperVia reitera que o plano de contingência com o Centro de Operações da Prefeitura (COR) e com empresa de transporte será acionado, além do aumento de funcionários nas estações para orientar os passageiros, como medida de minimizar os impactos. Também não foi dada nem pelo fabricante ou pela concessionária uma previsão para que a operação seja normalizada.

Um comentário

  1. Novo trem chinês da CPTM tem problemas de fabrica

    […] ser entregues.Ontem a concessionária responsável pela operação dos trens no Rio de Janeiro a SuperVia, retirou de circulação 40 trens por tempo indeterminado, por problemas de fabrica que os chineses não conseguiram corrigir. […]

  2. José Pereira De Mattos Filho

    Vai! Compra da China!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading