EM PRIMEIRA MÃO: CPTM pode mudar estação final da Linha 7 e Linha 11

A companhia esta estudando a possibilidade da linha 7 voltar ao Brás e a linha 11 chegar a Barra-Funda.

Estação da Luz continuaria com as mesmas linhas de trem, mas sem ser a estação terminal. Foto: Diário dos Trilhos

Passageiros que utilizam as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, podem ainda este ano receber uma novidade. A companhia planeja mudar a estação terminal de ambas as linhas que atualmente é na região central de São Paulo na estação Luz. A informação que foi confirmada por fontes internas cita que ainda no mês de novembro, a mudança pode ocorrer nos horários de pico, e de forma gradual caso houver aprovação e viabilidade, a ampliação do funcionamento do serviço.

Desta forma com as alterações a operação ficará:

* Linha 7-Rubi – passará a operar entre as estações Brás e Jundiaí, utilizando na estação Brás na plataforma 2, local que atualmente não é mais usado pela Linha 10-Turquesa que realiza o embarque e desembarque na plataforma 1.

* Linha 11-Coral – a estação Luz seria apenas mais uma parada da linha que faria então a estação final em Palmeiras-Barra Funda. Assim funcionará entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Estudantes com a nova integração com a Linha 8-Diamante.

Com as mudanças, a estação Palmeiras-Barra Funda atenderá as linhas 3-Vermelha, 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral. Já o Brás que já atende as linhas 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, contará também com a Linha 7-Rubi.

De certa maneira a medida pode ser um acerto da CPTM, pois tende por um lado a direcionar o fluxo de passageiros entre as 3 estações centrais (Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda), oferecendo novas opções ao passageiro.

Vale ressaltar que apesar da informação ser confirmada por fontes confiáveis, tanto a CPTM como a Secretaria de Transportes Metropolitanos, não confirmam essas informações.

Um comentário

  1. gersao

    Finalmente algo que sempre achei, o que faltava engenharia pra descobrir isso…
    Assim tem sentido!!!!

  2. Jão

    E a população do ABC perde de novo, com a linha 10 cada vez mais curta, primeiro a barra funda, depois a luz, agora uma plataforma no Brás, logo logo só vai funcionar até o Tamanduateí.

  3. Julio

    Como piorar ainda mais a linha 11? Como deixar uma linha superlotada ainda mais lotada? Vamos esticar ela mais ainda, fazer um puxadinho gambiarra, claro! Deve ter um setor especial de como fazer esse tipo de asneira na CPTM

  4. MARCOS ANTONIO FARIAS

    Linha 11 coral com final em Barra Funda e não mais na Luz…quer dizer que no retorno, ou seja com destino à Estudantes ela já vai estar com passageiros e quando chegar à Luz vai ser um pega pior do que já é porque todo mundo quer ir sentado…

  5. Maria de Fatima Souza

    A linha 10 turquesa também poderia voltar a ser como antes ir até a estação luz. Faz muita falta, perde se muito tempo

  6. Manoel

    Eu acho quê passou da hora,na verdade todas essas linhas citadas deveriam ir até a LAPA, inclusive o metrô linha vermelha,o governo e a prefeitura deviam viabilizar está possibilidade, fazendo essa grande transformação viário, inclusive a possibilidade de levar o Terminal Rodoviária de Ônibus Tiete, para a LAPA,há muito espaço na Lapa quê poderiam integralizar vários terminais, Rodoviários Trens Metros e ônibus,fica a dica,

    1. Leila Cristina Alves

      o intuito é fazer baldeação, na Lapa não tem baldeação pra lugar algum.

  7. Daniel Guimaraes

    Engraçado que eles só vão esticando essa linha 11, e operação vira um inferno ou seja trens que mais pares tartarugas, primeiro deveriam arrumar a infraestrutura pra mim o que já é ruim vai ficar ainda pior.

  8. Carlos

    ANTES O TREM SAIA DE PARANAPIACABA E IA ATÉ JUNDIAÍ E NÃO TINHA QUE FICAR FAZENDO BALDEAÇÃO. OU IAM ATÉ FRANCISCO MORATO ERA MUITO BOM PEGAR O TREM E NÃO PRECISA FICAR DESCENDO EM OUTRA ESTAÇÃO QUE NÃO ERA A SUA

  9. Elda Maria Guimarães Johansen

    O que for pra ser melhor pro passageiro, pro usuário. Agradeceremos sempre!

  10. Inês Ribeiro

    Ótima opção a linha 7 Rubi ser estendida até o Brás.
    Parabéns CPTM.

  11. Marcos Oliveira

    Seria a melhor estratégia ofertada aos seus usuários pela CPTM. Entre as estações Brás e Luz a mobilidade férrea sofre um afunilamento. Antigamente, a linha 7 vinha até a Estação Brás. Hoje, pra se ir a Osasco, tem-se que pegar três trens. Estou torcendo para que isso aconteça. Final do ano está chegando e com esse novo modelo de readequação das linhas, não haverá mais a necessidade de tantas baldeações ou transferências de linhas.

    1. Edson Daniel Deolindo

      até agora eu só vejo problema técnico e mais problemas técnicos e mais melhoria de linha e por enquanto eu não vejo nada a não ser a melhora dos trens mas em termos de velocidade nada

  12. Aldeneide

    Essa linha rubi já e cheia de gente quem tá querendo mudar e por não usa no horário pico são de manhã e tarde e noite .quem tá querendo inventa isso fico com bunda em um cadeira vai fica no trem sem TV e filmagem tv realidade todo das linha.

  13. Isabel aparecida Marques

    A Cptm deveria rever a linha 8 no horário de pico pois é humanamente impossível as pessoas vão da bfunda pra Júlio Prestes para sentarem os que estão na Júlio fica sem escolha quando chega na bfunda, sentido Itapevi não consegue entrar. .por favor nos ajude faça como metro qdo chega no ponto final todos tem que descer.

  14. Manoel A Santana

    Meus Deus! Até que fim os engenheiros da CPTM pensam melhor que uma ameba. É absurdo quem vem do ABC por exemplo passar por três “X de Formigueiro” ou andar quase dois quilômetros até o metrô Brás e gastar +ou – 35 minutos em um fazer percurso de 6 minutos entre duas estações. Não defendo político, mas tenho que elogiar o atual governador, que já resolveu o problema de quem mora em Suzano Mogi e região, bem como diminuiu o tempo entre Ribeirão Pires ao Brás em + ou – 12 minutos. Não faz mais que a obrigação, mas os canalhas de antes nunca deram a mínima para uma questão que minha afilhada de um aninho resolveria em um piscar de olhos.

  15. Tainã lepe Soares Conceição

    Achei muito interessante gostei

  16. Emilia zenaide Messias

    A estação botujuru (linha 7 rubi ) não tem acesso para cadeirantes , gostaria de saber como e quando a cptm vai resolver isso?
    Tem algum projeto de reforma pra essa estação?

  17. Jefferson Vianna

    NO BRAS É MUITO BOM POIS PARA TRANSFERENCIAS ,E AS PLATAFORMAS COMPORTAM MAIS PESSOAS!!,UNICA COISA RUIM É A FALTA DE ESCADAS ROLANTES E O ELEVADOR PARA AS PESSOAS COM POUCA MOBILIDADE,E IDOSOS ,GESTANTES, PRECISA MELHORAR E MUITO!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading