Em sistema de pregão eletrônico, a empresa que oferecer melhor serviço por menor valor será a vencedora. A sessão pública acontece no dia 17/10/2019 às 09h00.

Foto: Reprodução Edital Nº 8225193061

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) através do Diário Oficial do Estado de São Paulo, abriu um processo de licitação Nº 8225193061 para contratar nova empresa que deve prestar serviços de vigilância patrimonial nos trens e estações da companhia. O contrato é divido em quatro lotes separados, os quais o prazo de prestação do serviço é de 30 meses.

A nova contratação por se destinar a vigilantes terceirizados, pode não resolver os problemas atuais de insegurança, comércio ambulante e entre outros, já que os seguranças da companhia, os chamados PFs, não tem previsão de concurso público ou aumento do quadro deste tipo de agentes.

O presidente da companhia, Pedro Moro, em entrevista dois meses atrás para sites de mobilidade, disse ser notado e de conhecimento interno que a segurança está longe do ideal e que é necessária, ações para melhorar o setor e minimizar problemas. Por isto nas próximas semanas uma licitação deve ser publicada para mudanças no quadro de segurança, com o aumento de vigilantes e, também está em negociação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para dar início a Operação Delegada dentro dos trens. A Operação Delegada ainda segue em estudos e pode ser implantada em breve, inclusive com a presença de PMs dentro dos trens e não só nas plataformas.

Apesar de destinados a vigilância patrimonial, ou seja, dependências da CPTM e trens, os vigilantes terceirizados também tem atuado na apreensão de mercadorias de ambulantes, o que de certa forma caracteriza um desvio de função que por sua vez, implica em atritos entre os vendedores e seguranças, resultando em brigas, agressões e recentemente na morte de um vigilante. Apesar do crime e do luto oficial nas redes sociais da companhia na época, não houve até o presente momento, mudanças para melhorar as condições de atuação dos vigilantes.

6 comentários »

  1. uma piada nacional essa chamada pública, da até vergonha kkkkk
    de ler essas asneiras, sinal de um estado pobre podre e falido….
    isso é o Brasil de patriota.Ou melhor de idiotas????

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.