Atualizado às 14h30 min o texto abaixo contem um resumo de toda a paralisação e ultimas informações.

Veículos estacionados no centro de São Paulo. Foto: Diário dos Trilhos



A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo que protestam contra a nova licitação do transporte que eliminará o cargo de cobrado, diminuirá a frota e o não pagamento da PLR.

Pelo lado dos empregados, o SindMotoristas através do Presidente Valdevan Noventa, lamentou a postura da prefeitura em não receber a categoria, o que ontem, desencadeou a paralisação a tarde. Os sindicalistas falam que neste ano já foram retirados 450 ônibus das ruas e até o final do ano é previsto a retirada de mais 1 mil veículos podendo gerar 6 mil desempregados.

“Lamentamos que a situação tenha chegado a tal ponto, devido ao descaso do prefeito Bruno Covas com os trabalhadores em transportes e com a população. O gestor da maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo prioriza o transporte clandestino em detrimento ao transporte público. Então, não restou aos condutores outro caminho para defender seus direitos e empregos. Vamos à luta, vamos pra greve” disse noventa ontem em frente a Prefeitura.

Pelo parte da administração da cidade, o Prefeito Bruno Covas, disse que a nova licitação não vai retirar empregos, mas readequar o sistema de coletivos na cidade, retirando ônibus de linhas que são sobrepostas, ou seja, realizam o mesmo trajeto em parte dela, circulando com veículos praticamente vazios e linhas que “disputam” com a CPTM e Metrô o passageiro. Também reiterou que os pagamentos da prefeitura com as empresas está em dia.

“É importante destacar, a Prefeitura está em dia com os pagamentos devidos as concessionárias de ônibus, portanto qualquer verba trabalhista a ser reclamada pelos funcionários, não está deixando de ser paga por conta de repasse não feito da prefeitura a estas empresas. Inclusive nos colocamos a disposição de antecipar as receitas caso necessário, para que elas resolvam o problema de fluxo de caixa e pagar os trabalhadores.
Em relação a nova concessão, isto não é nenhuma novidade na cidade. Desde 2013 a cidade convive com contratos emergenciais e vem discutindo a nova concessão do ônibus na cidade de São Paulo e só agora as vésperas da assinatura do contrato, vem essa questão de rediscutir o novo sistema, algo absurdo porque essa discussão foi feita de forma pública, audiências públicas, edital público e as empresas participaram de forma espontânea.”

Hoje o sindicato colocou 70% dos ônibus circularam no horário de pico e 50% da frota nos demais horários, respeitando a liminar justiça obtida pela Prefeitura ontem à noite, fixando uma multa de 100 mil reais por dia no caso do descumprimento. Mesmo assim algumas linhas não funcionaram e foi levantada a hipótese de uma ação planejada pelos donos das empresas de ônibus descontentes com a nova licitação. A categoria já afirmou que no horário de pico da tarde 70% da frota estará nas ruas para não atrapalhar a volta do trabalhador para casa.

A Polícia Civil vai investigar se houve crime contra administração pública nesta paralisação e se das suspeitas da gestão municipal tem procedência ou não quanto a intenção premeditada da greve.

Desta forma dos 30 terminais de ônibus municipais, apenas o Terminal Parque Dom Pedro está fechado, desde às 8h20 de hoje. Além disto as linhas abaixo não estão operando:

9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro II
9301/10 Term. Casa Verde – Pça do Correio 
9162/10 Vl Penteado – Term. Casa Verde está paralisada na Vl. Penteado
2002/10 Term. Pq. D. Pedro ll – Term. Bandeira
148P/10 Pedra Branca – Metrô Barra Funda
1741/10 Vl. Dionisia – Metrô Santana
1742/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
1743/10 Jd. Pery Alto – Shop. D
1758/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
1759/10 Jd. Pery – Metrô Santana
148L/10 Cohab Antártica – Lapa
211L/10 Mandaqui – Lapa
1760/10 Cohab Antártica – Shop. Center Norte
297A/10 Jd. Primavera – Metrô Barra Funda
9166/10 Jd. Sta. Cruz – Term. Cachoeirinha
967A/10 Imirim – Pinheiros
971A/10 Jd. Primavera – Shop. D
9701/10 Hosp. Cachoeirinha – Metrô Santana
971D/10 Jd. Damasceno – Shop. Center Norte
971M/10 Vl. Penteado – Metrô Santana
971T/10 Vl. Sta. Maria – Metrô Santana
971V/10 Jd. Vista Alegre – Shop. Center Norte

Saiba mais sobre toda a paralisação clicando abaixo:

Prefeitura não descata sabotagem do sistema: https://diariodostrilhos.com/2019/09/06/prefeitura-nao-descarta-acao-premeditada-das-empresas/

Greve desta sexta é parcial: https://diariodostrilhos.com/2019/09/06/greve-parcial-de-onibus-na-capital/

Liminar obriga ônibus nas ruas: https://diariodostrilhos.com/2019/09/05/prefeitura-ontem-liminar-obrigando-70-dos-onibus-nas-ruas/

Sobre a paralisação de ontem: https://diariodostrilhos.com/2019/09/05/greve-de-onibus-na-capital-fecha-terminais-e-corredores/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.