Sindicato em assembléia realizada na tarde desta segunda (29) confirmou a paralisação para a próxima quarta feira por três horas.
Por Willian Moreira

Os ônibus da capital paulista vão parar na próxima quarta-feira no período entre as 9h da manhã até meio dia, incluindo os terminais de ônibus que serão fechados. Em assembléia realizada na sede do Sindmotoristas no bairro da Liberdade, o sindicato que representa os motoristas e cobradores da cidade de São Paulo decidiu por realizar uma paralisação dia 31, em forma de protesto contra a redução da frota de ônibus na cidade e a demissão em massa dos cobradores com a operação voltando ao normal após às 12h e na seqüência a categoria irá se reunir novamente na sede do sindicato para discutir as próximas mobilizações.
Recentemente a prefeitura enviou uma circular as empresas de ônibus da cidade, orientando a comprar somente veículos do modelo padron, que não possuem assento para o cobrador, transferindo a função de cobrança de tarifa ao motorista, que ficará sobrecarregado. Além disto, as viagens tendem a ficar mais demoradas porque é proibida a cobrança com o veículo em movimento. Amanhã representantes dos motoristas e cobradores se reúnem com a Prefeitura para discutir as reivindicações do movimento.

“Não somo contra a licitação, somos contra a forma que ela está sendo realizada. Grande maioria não sabe o que está acontecendo, mas a redução de frota é uma covardia. Quando se tiram as linhas de ônibus das empresas que já estão operando alegando que vão deixar de existir, na verdade elas vão para as novas empresas que surgem como cooperativas”. disse o deputado Valdevan Noventa.
A paralisação faz parte do plano de lutas dos motoristas e cobradores contra a possibilidade de demissões em massa, em razão da nova licitação que a prefeitura está para realizar, referente a organização do transporte pelos próximos vinte anos.