Processo faz parte da ultima etapa essencial para a implantação da linha que tem data prevista para 2022.

Por Willian Moreira
O Metrô de São Paulo publica hoje dia 12 no Diário Oficial, a abertura de processo de licitação internacional para realizar a compra de 14 trens e sistemas de operação como sinalização da Linha 17-Ouro, monotrilho que ligará a região do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi.
O edital ficará disponível a partir de segunda-feira (15) até o dia 15 de Setembro para receber as propostas. No edital também está inclusa a compra e instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, além de material elétrico, manutenção dos trens e equipamentos de via.
A nova contratação substituirá o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), que teve o seu contrato rescindido neste ano devido problemas com atrasos nas obras e ritmo lento dos trabalhos. O consórcio já havia sido multado em R$ 88 milhões pelos problemas durante as obras que já estão atrasadas, cuja previsão inicial era para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Outra parte das obras que destina-se as obras civis das estações e instalação das vigas por onde os trens do monotrilho devem passar, já tiveram o seu edital publicado no mês de maio deste ano e ainda neste semestre deve ter sua contratação concluída.
As obras de construção do pátio dos trens na região da Água Espraiada e das oito estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi) seguem em andamento normalmente e a previsão da entrega da linha que fará integração com a Linha 5-Lilás do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM é para 2022, com demanda diária estimada em 184 mil passageiros e uma extensão de 7,7 km.