Doze trens da série 7000 que operavam na Linha 9, foram transferidos para a Linha 10 no lugar dos antigos trens da série 2100, para uma operação com trens mais novos

Por Willian Moreira
O Vice governador, Rodrigo Garcia, Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy e autoridades realizaram na manhã desta quarta (10) a entrega oficial de 12 trens da série 7000 para a operação na Linha 10-Turquesa. Esses trens substituem os antigo trens da série 2100, que já tem um histórico de falhas e problemas. A ação é a primeira das medidas anunciadas pelo Governador João Dória na semana passada, para melhorar a Linha 10 e deixá-la com padrão de operação do Metrô.
Os 12 trens tem oito carros com portas entre eles, ou seja, não são salão continuo como os trens que operam na Linha 7-Rubi e 11-Coral. Com a entrega, linha passa a ter composições mais novas, com uma frota de idade máxima de dez anos em média com as séries 7000 e 7500 em operação e com a série 3000 que é um trem relativamente mais antigo (aproximadamente 23 anos em operação) operando até meados do fim deste ano. Os trens da Renfe 2100, alguns serão baixados e outros ficam como reserva de frota da linha turquesa.

Segundo o vice governador, Rodrigo Garcia, a remodelação da linha 10 com estes trens, proporciona mais conforto ao passageiro que mora na região do ABC e com trens de maior numero de portas, atende um pedido da população, melhorando o embarque e desembarque.
“a partir deste novo modelo operacional que estamos implantando com estes trens que vieram da Linha 9-Esmeralda, os intervalos e velocidades do trens vai melhorar com certeza. O conforto vai melhorar” complementou Garcia.
Outras melhorias foram anunciadas no sistema de sinalização da linha e a estudos em parceria com a Prefeitura de Santo André, para que seja construída a nova estação Pirelli que possibilitará a ampliação do expresso ABC além de Santo André.